Evangelho Redivivo Livro II - Tema 1: Considerações gerais sobre o Evangelho Segundo Mateus



Evangelho de Mateus: Considerações Gerais


Evangelho de Mateus:
- Mais didático => explicativo; maior detalhamento
- Mais completo => contém mais narrativas
- Mais judaico dos Evangelhos => tornar Jesus mais conhecido dos hebreus. Mais ambientado à cultura judaica. Reconhecimento de ser Jesus o Messias (marcante).

O autor:
- do hebraico: Matatyah, Matanyah, diminutivo Matyah
- do aramaico: Mati ou Matai
- do grego e latim: Mateus
- Levi o publicano

A obra:
- Relatos: fatos biográficos da vida do Cristo:
- Infância e início do ministério; 
- os dez milagres que refletem a autoridade de Jesus; convite aos discípulos; 
- Jesus é rejeitado por “esta geração”; 
- Jesus é reconhecido pelos discípulos; 
- a autoridade de Jesus; morte e ressurreição. 

- Discursos: ensinos de Jesus:
- O sermão sobre a montanha (bem-aventuranças, entrada no Reino); Reflete as condições necessárias para encontrar e entrar no Reino;
- O discurso missionário; as sete parábolas sobre o Reino; 
- A vida comunitária; discurso apocalíptico (ou discurso profético).

- Tema central: a vinda do Reino dos Céus (anúncio)
- Data provável: entre os anos 50 e 55 após a crucificação 
(Divaldo Pereira Franco/Amélia Rodrigues: Quando Voltar a Primavera, LEAL).
- Local: provavelmente Jerusalém.

Profecias relacionadas:
- Isaías 7:14 e 9:6 - A virgem; nome Emanuel; Maravilhoso Conselheiro; Deus Forte, Pai Eterno, Principe da Paz.
- Miqueias 5:2 - Belém: local do nascimento de Jesus.
- Zacarias 9:9 - Rei Justo; Salvador; Humilde, montado em jumento.

Evangelhos Sinóticos (=> mesma visão)
- Mateus, Marcos, Lucas.
- Teorias da origem:
a. "não documento" (independentes)
b. "documento único" (mesma fonte)
c. "dois documentos" (Marcos ->base; Mateus e Lucas: fonte Q não conta em Marcos)
d. "quatro documentos" (mais frutífera; Marcos esboço para Mateus e Lucas que fizeram seus acréscimos.

- Estrutura básica:

1- Genealogia e nascimento de Jesus;
2 - Pregação de João Batista;
3 - A missão de Jesus na Galileia;
4 - A missão de Jesus na Judeia e em Jerusalém;
5 - Sua paixão sua morte e ressurreição.

 Materiais para reflexão:

- "(...) o Evangelho de Jesus é a dádiva suprema do Céu para a redenção do homem espiritual, em marcha para o amor e sabedoria universais.

Jesus é o Modelo Supremo.

O Evangelho é o roteiro para a ascensão de todos os Espíritos em luta, o aprendizado na Terra para os planos superiores do Ilimitado. De sua aplicação decorre a luz do espírito." O Consolador - Q. 225.

"Mas, em se tratando  de iluminação espiritual, não existe fonte alguma além da exemplificação de Jesus, no seu Evangelho de Verdade e Vida."

(...) o modelo de Jesus é definitivo e único para a realização da luz e da verdade em cada homem." O Consolador - Q. 235. 

 “A mensagem do Cristo precisa ser conhecida, meditada, sentida e vivida” - Alcíone.   (Francisco Cândido Xavier/Emmanuel - Renuncia, FEB, Parte 2, Capítulo 3)


 

 

CORRELACIONE AS SEGUINTES REPORTAGENS COM O ASSUNTO EXPOSTO ACIMA ESTABELECENDO SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS.

Cristofobia 

O cristianismo estaria perto da extinção no Oriente Médio, devido às perseguições contra os grupos de fiéis nos países dessa região. A afirmação faz parte do relatório de um estudo, divulgado pela Universidade de Oxford.

Segundo o estudo, conduzido pelo jornalista e professor universitário Rupert Shortt, a maior ameaça aos cristãos em países do Oriente Médio vem justamente dos militantes muçulmanos, e que muitas vezes, a mídia não faz a cobertura do assunto por temer ser taxada de racista.

O estudo concluiu ainda que “os cristãos forma o grupo religioso mais perseguido de todo o mundo”, segundo informações do The Telegraph. Shortt explica que aproximadamente 200 milhões de cristãos em todo o mundo sofrem com “perseguição, opressão ou prejuízo social devido à sua fé”.

O jornalista menciona ainda que muitos políticos fazem vista grossa para a questão: “Expor e combater o problema, na minha opinião, deveria ser prioridade política em muitos lugares do mundo. Como este não é o caso, a situação nos diz muito sobre uma hierarquia questionável”, afirmou, referindo-se às lideranças políticas nos países onde acontecem perseguições aos cristãos.

Rupert Shortt cita ainda que “a liberdade religiosa é o canal na fonte dos direitos humanos em geral” e que, a “cristofobia”, termo que intitula seu relatório, é o resultado do medo que os governos orientais tem em relação à religião cristã. Shortt afirma que muitos governantes vêem o cristianismo como uma ameaça a seus governos.

A recente divulgação de um documento do governo chinês, que classifica o cristianismo como uma “doença”, reforça a tese do jornalista.

Shortt ressalta que tem medo que o cristianismo seja extinto justamente na região geográfica de sua origem: “Existe agora um sério risco de que o cristianismo vá desaparecer de seus redutos bíblicos”, pontua, lembrando que na maioria dos incidentes envolvendo a religião, “os responsáveis ​​declararam que queriam que todos os cristãos fossem expulsos de seu país”.

Por Tiago Chagas
Fonte: Meu Alvo é Jesus Cristo

https://www.searanews.com.br/cristaos-sao-os-mais-perseguidos-do-mundo-cristofobia-pode-resultar-na-extincao-da-religiao-no-oriente-medio/

China limita cultos, seminários e todo conteúdo online das igrejas

A partir deste mês, só poderão ser postados textos, vídeos ou áudios após aprovação do governo, que exige que entidades se adaptem 'a uma sociedade socialista'

A partir deste mês as igrejas precisarão de autorização na China para publicar qualquer conteúdo online, por texto, vídeo ou áudio. A medida é mais uma do Partido Comunista que busca restringir a atividade religiosa de não chineses no país.

As chamadas "Medidas para a Administração dos Serviços de Informações Religiosas da Internet", anunciadas pelo presidente Xi Jinping em discurso em dezembro de 2021, proíbem ou limitam boa parte das ações religiosas na internet.

Será necessária uma licença para divulgar informações religiosas nos formatos de texto, imagem ou áudio por meio de sites, aplicativos, blogs ou transmissões ao vivo. A arrecadação de fundos também está proibida.

De acordo com o site internacional Nikkei Asia, do Japão, Xi Jinping enfatizou em seu discurso a necessidade de todas as igrejas "se adaptarem a uma sociedade socialista".

A organização de direitos humanos Freedom House, com sede nos EUA, estima que a China abrigue de 60 milhões a 80 milhões de protestantes e cerca de 12 milhões de católicos. 

https://noticias.r7.com/internacional/china-limita-cultos-seminarios-e-todo-conteudo-online-das-igrejas-04032022

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Evangelho Redivivo 2 - Tema 14: O Sermão da Montanha "Felizes os Porque Serão Consolados"

Evangelho Redivivo II - Tema 09: As provações de Jesus no Deserto