Evangelho Redivivo II - Tema 10 - Retorno à Galileia

 








Resumo Esquemático

1. Prisão de João Batista (Lc 3:1-20 previsão) em Maquero; Jesus retorna a Nazaré. 
2. Ausência de cronologia entre os Evangelhos.
3. Sofrimentos inerentes às elevadas missões.
5. João cumpriu exemplarmente sua missão. Reparação dos erros passados.
6. Cumpre-se a previsão de Isaías sete seculos e meio antes. Planejamento espiritual. 
7. Governança Espiritual da Terra.
8 Inicio da pregação de Jesus; Escolha de Cafarnaum como residência.
9. Zabulon. Quinto filho de Jacó. 19 cidades muradas.
10. Profecia de Isaías 9:1.(Mt 4:15-16)
11. Arrependimento, remorso e reparação. Os Espíritos inferiores.
12 Reino do Céus e Reino de Deus.



Aspectos Doutrinários e Relevantes

     Acalma-te, pois. Aproveita os tesouros do arrependimento, guarda a bênção do remorso, embora tardio, sem esquecer que a aflição não resolve problemas. Confia no Senhor e em nossa dedicação fraternal. Sossega a alma perturbada, porque muitos de nós outros já perambulamos igualmente nos teus caminhos. 

(FCX/André Luiz - Nosso Lar, FEB, Cap. 4, página 35)

     - As religiões, no planeta, convocam as criaturas ao banquete celestial. Em sã consciência, ninguém que se tenha aproximado, um dia, da noção de Deus, pode alegar ignorância nesse particular. Incontável é o número dos chamados, meu amigo; mas, onde os que atendem ao chamado? Com raras exceções, a massa humana prefere aceder a outro gênero de convites. Gasta-se a possibilidade nos desvios do bem, agrava-se o capricho de cada um, elimina-se o corpo físico a golpes de irreflexão. Resultado: milhares de criaturas retiram-se diariamente da esfera da carne em doloroso estado de incompreensão. Multidões sem conto erram em todas as direções nos círculos imediatos à crosta planetária, constituídas de loucos, doentes e ignorantes

(FCX/André Luiz - Nosso Lar, FEB, Cap. 4, página 35)

"Afirmam, outrossim, que o remorso os persegue sem tréguas nem misericórdia, esquecidos de que o remorso é o precursor imediato do arrependimento, quando não é o próprio arrependimento."

(AK - O Céu e o Inferno, 1ª Parte, Cap. IX, item 17)

     Instruções do guia do médium. - Este Espírito está num bom caminho,porquanto, além do arrependimento, aduz conselhos tendentes a evitar os perigos da senda por ele trilhada.

     Reconhecer os erros é já um mérito e um passo efetivo para o bem: também por isso, a sua situação, sem ser venturosa, deixa de ser a de um Espírito infeliz. Arrependendo-se, resta-lhe a reparação de uma outra existência. Mas, antes de lá chegar, sabeis qual a existência desses homens de vida sensual que não deram ao Espírito outra atividade além da invenção de novos prazeres? 

     A influência da matéria segue-os além-túmulo, sem que a morte lhes ponha termo aos apetites que a sua vista, tão limitada como quando na Terra, procura em vão os meios de os saciar. Por não terem nunca procurado alimento espiritual, a alma erra no vácuo, sem norte, sem esperança, presa dessa ansiedade de quem não tem diante de si mais que um deserto sem limites. A inexistência das lucubrações espirituais acarreta naturalmente a nulidade do trabalho espiritual depois da morte; e porque não lhe restem meios de saciar o corpo, nada restará para satisfazer o Espírito.

     Daí, um tédio mortal cujo termo não preveem e ao qual prefeririam o nada. Mas o nada não existe... Puderam matar o corpo, mas não podem aniquilar o Espírito. Importa pois que vivam nessas torturas morais, até que, vencidos pelo cansaço, se decidam a volver os olhos para Deus.
(AK - O Céu e o Inferno, 2ª Parte, Cap. IV, Espíritos Sofredores, Exprobações de um Boêmio)

     Tendo ouvido a palavra do Divino Mestre antes de se estabelecerem no mundo, as raças adâmicas, nos seus grupos insulados, guardaram a reminiscência das promessas do Cristo, que, por sua vez, as fortaleceu no seio das massas, enviando-lhes periodicamente os seus missionários e mensageiros. 

     Eis por que as epopeias do Evangelho foram previstas e cantadas alguns milênios antes da vinda do Sublime Emissário.

     Todos os povos O esperavam em seu seio acolhedor; todos O queriam, localizando em seus caminhos a sua expressão sublime e divinizada. Todavia, apesar de surgir um dia no mundo, como Alegria de todos os tristes e Providência de todos os infortunados, à sombra do trono de Jessé, o Filho de Deus em todas as circunstâncias seria o Verbo de Luz e de Amor do Princípio, cuja genealogia se
confunde na poeira dos sóis que rolam no Infinito.

(FCX/Emmanuel - A Caminho da Luz, FEB, Cap. 3, As promessas do Cristo, pág 38 e 39)


     625. Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo?

            “Jesus.”

     Para o homem, Jesus constitui o tipo da perfeição moral a que a Humanidade pode aspirar na Terra. Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo e a doutrina que ensinou é a expressão mais pura da lei do Senhor, porque, sendo ele o mais puro de quantos têm aparecido na Terra, o Espírito Divino o animava. (...).  
(AK - O Livro dos Espíritos - FEB)

     "(...). O verdadeiro espírita jamais deixará de fazer o bem. Lenir corações aflitos; consolar, acalmar desesperos, operar reformas morais, essa a sua missão. E nisso também que encontrará satisfação real. (...).

(AK - O livro dos Médiuns, item 30, 2º parágrafo)





Ensaio Interpretativo


1. "JOÃO [BATISTA] TINHA SIDO PRESO"*

      João Batista faltou duas vezes ante a Lei Divina.  Na primeira vez faltou como Moisés perante as tribos idólatras e por segunda vez como Elias diante dos profetas de Baal. Optou por aceitar a sentença que lhe fora imposta por Herodes (Acabe), influenciado por Herodiade (Jezabel)**, que lhe pedira a cabeça, tendo sido esta servida a ambos em uma bandeja de ouro.
          "Ele aguardava, no mesto° o silêncio do seu cárcere, o dia natalício do rei da Judeia, para presenteá-lo, não com o ouro, não com as preciosas pedras do Oriente, sublimes adornos dos grandes senhores, mas com a sua cabeça, com uma parte do seu corpo que seria, perante a história, o grande testemunho do seu arrependimento, quando, deixando as existências de Moisés e de Elias, ele pôde, como Espírito, compreender que a ninguém é permitido, ainda que o faça em defesa das causas mais justas e sagradas, violar as leis do Senhor, romper os seus mandamentos que acima de tudo colocam o amor do próprio Deus e do próximo. (Frederico Júnior/Espírito Francisco Leite Bittencourt Sampaio - Jesus Perante a Cristandade, Capítulo III, pg. 55)

Tenho aceitado com resignação as provas e expiações que a Vida me apresentou?



** Conforme o relato bíblico referente a Acabe: “tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi, e serviu a Baal, e o adorou” (1 Reis 16:30-31). “A malvada esposa de Acabe, Jezabel, provinha da cidade Fenícia de Tiro, de onde seu pai havia sido sumo sacerdote e rei. Jezabel adorava ao deus Baal”. Tomando em conta que Baal simplesmente significa “senhor”, Jezabel e Acabe introduziram uma contrafação de Deus e de sua religião em Israel. Portanto, Acabe, “incitado por Jezabel”, introduziu o culto a Baal em Israel (1 Reis 21:25-26).

° mesto = tristeza.

2. "FOI MORAR EM CAFARNAUM" *

     A narrativa evangélica conta com muita expressões aparentemente insignificantes que ocultam certos aspectos da missão messiânica. Jesus ao dialogar com os exilados de capela, que mergulhariam no corpo ciclópico do planeta em reencarnações redentoras, prometeu-lhes assistência espiritual, tal como se destaca na descrição de Emmanuel (vide aspectos doutrinários e relevantes). Os exilados O aguardavam na eira dos séculos.
     Por que Jesus decidira tomar Cafarnaum por morada?
     O relato dos evangelistas apenas refletem o olhar humano dos fatos que deram testemunho, embora inspirados pelos Espíritos Superiores que os secundaram nessa tarefa. Os apóstolos não tinham conhecimento ou lembrança dos planos traçados na Espiritualidade a respeito da missão de Jesus. Somente na visão do conjunto é que se pode compreender esse plano.
     Em Cafarnaum estavam reencarnados vários Espíritos, uns em provação e outros em expiação, que aguardavam o momento adequado de modo a darem testemunho para gloriar do Reino de Deus na Terra. Tanto assim que o Mestre realizou em Cafarnaum vários "milagres", entretanto mais tarde exprobaria a cidade por sua insensibilidade e dureza espiritual, dizendo que Sodoma seria julgada com menos rigor do que esta.

     * Cafarnaum - "O nome Cafarnaum pode significar tanto “vila da consolação” como “vila de Naum”, um antigo profeta hebreu cujo livro faz parte do Antigo Testamento. Essa última opção é apoiada por uma tradição judaica que afirma que o túmulo do profeta está enterrado ali. (Edward Robinson - 10 de abril de 1794, Southington, Connecticut – 27 de janeiro de 1863, Cidade de Nova Iorque -  foi um estudioso bíblico norte-americano. Seus trabalhos sobre geografia bíblica e arqueologia bíblica feitos durante o domínio Otomano na Palestina, tornaram ele o "Pai da Geografia Bíblica" e o "Fundador da Palestinologia Moderna", o mesmo descobriu a cidade de Cafarnaum)

Tenho aproveitado com sabedoria os recursos que o Senhor colocou em minhas mãos?


3. "SE CUMPRISSE O QUE FOI DITO"

     Não constitue novidade que os evangelhos contém numerosas referencias às previsões proféticas narrada no Antigo Testamento. Verifica-se isso nas observações de Emmanuel em "A Caminho da Luz" tal como se segue:
     "Estudando-se a trajetória do povo israelita, verifica-se que o Antigo Testamento é um repositório de conhecimentos secretos, dos iniciados do povo judeu, e que somente os grandes mestres da raça poderiam interpretá-lo fielmente, nas épocas mais remotas."
     (...)
     "Os livros dos profetas israelitas estão saturados de palavras enigmáticas e simbólicas, constituindo um monumento parcialmente decifrado da ciência secreta dos hebreus. Contudo, e não obstante a sua feição esfingética, é no conjunto um poema de eternas claridades. Seus cânticos de amor e de esperança atravessam as eras com o mesmo sabor indestrutível de crença e de beleza. É por isso que, a par do Evangelho, está o Velho Testamento tocado de clarões imortais, para a visão espiritual de todos os corações. Uma perfeita conexão reúne as duas Leis, que representam duas etapas diferentes do progresso humano. Moisés, com a expressão rude da sua palavra primitiva, recebe do mundo espiritual as leis básicas do Sinai, construindo desse modo o grande alicerce do aperfeiçoamento moral do mundo; e Jesus, no Tabor, ensina a Humanidade a desferir, das sombras da Terra, o seu vôo divino para as luzes do Céu."

(FCX/Emmanuel - A Caminho da Luz, FEB, Cap. 7, O Judaísmo e o Cristianismo, pág 67 e 68)

Estou atento aos sinais do caminho para a ascensão espiritual? 
Que sinais seriam esses?


4. "GALILEIA DAS NAÇÕES"

     Essa expressão Galileia das nações engloba vários aspectos culturais e históricos. Ao tempo de Isaías, e até os tempos atuais, a Galileia é uma região que teve várias ocupações ao longo de sua história, região de grande importância pela proximidade das rotas comerciais e pelas riqueza de sua geografia.
     Compreende-se desse modo as razões de ter Jesus escolhido residir em Cafarnaum.
     Na época romana, o país foi dividido em Judeia, Samaria e Galileia, que compreendia toda a seção norte do país, e foi a maior das três regiões. Herodes Antipas, filho de Herodes, o Grande, governou como tetrarca da Galileia.
     Muito próximo a Cafarnaum passava a importante Via Maris (Estrada do Mar), que ligava o Egito à Síria e ao Líbano e que passava por Cesareia Marítima. Cafarnaum possuía uma alfândega e uma guarnição romana, além de ser uma cidade pesqueira.
     Juntamente com o Caminho dos Reis, o Caminho do Mar era uma das mais importantes rotas comerciais de sua época e cruzava com outras rotas importantes, permitindo a ligação entre a África e a Europa ou a Ásia.
     Sob aspecto geográfico a maior parte da Galileia constitui-se de terreno rochoso, a uma altura de entre 500 e 700 metros. Existem várias montanhas na região, incluindo o monte Tabor e o monte Meron. As temperaturas são relativamente baixas e a pluviosidade é alta. Como resultado desse clima, a flora e a fauna prosperam na região, enquanto muitas aves migram anualmente a partir de climas mais frios para a África e de volta pelo corredor Hula-Jordão. Os rios e cachoeiras, este último principalmente na Alta Galileia, junto com os vastos campos de flores silvestres e vegetação colorida, bem como numerosas cidades de importância bíblica, fazem da região um destino turístico.

Referencias:

Tenho submetido as criticas e elogios que recebo ao crivo da razão?


5. "JAZIA EM TREVAS VIU UMA GRANDE LUZ"*

     Esta passagem evangélica é de fácil e profundo entendimento. Jesus é a luz espiritual do mundo. Emissário Divino trazia à Terra a mensagem do Amor que atrai e redime todos os seres que se deixam tocar por sua luz. Antes dele o espírito humano jazia em trevas interiores, em completa ignorância da realidade da vida espiritual. 
     Não foram poucos os prodígios realizados por Jesus de modo a despertar a necessidade de mudança do rumo espiritual da vida. 
     Sua presença dividiu a historia e até os dias atuais arrebata corações ao toque de seus ensinos. Em meio as trevas brilhou a luz clareando os caminhos da redenção humana.
     No dizer de Emmanuel em "O Consolador" nos evangelhos estão todos os roteiros necessários a iluminação espiritual do homem. Jesus elevou ao máximo as aspirações a que a humanidade possa desejar, a perfeição.

* Leia-se a mensagem "Raiou a Luz" no livro Levantar e Seguir, Editora GEEM.
 
Tenho assumido com seriedade os compromissos religiosos que me são inerentes?


6. "NA REGIÃO SOMBRIA DA MORTE"

     Por "região sombria da morte" pode-se deduzir uma referencia ao plano material e as zonas espirituais próximas da Terra. 
     Jesus não atuou somente no plano material junto aos encarnados. Sua missão também envolveu o auxílio aos espíritos infelizes e desgraçados situados no plano espiritual imediato a crosta terrestre. As narrativas evangélicas não deixam qualquer dúvida a respeito. Não foram poucos os possessos e endemoniados que foram curados pela sua ação fluídica salutar, que aliviava os doentes da alma e que assistia  aos espíritos sofredores que se arrependiam e mudavam de rumo espiritual.
    Vale apena considerar que o plano material constitue para os espíritos reencarnantes que alcançaram certo esclarecimento um "vale de morte espiritual". É a conclusão que se chega ao verificarmos as apreensões de dona Laura narrada em "Nosso Lar", no capítulo 47, A Volta de Laura:
     "- Aqui - tornou a interlocutora sensatamente -, contamos com as vibrações espirituais da maioria dos habitantes educados, quase todos, nas luzes do Evangelho Redentor; e ainda que velhas fraquezas subam á tona de nossos pensamentos, encontramos defesa natural no próprio ambiente. Na Terra, porém, nossa boa intenção é como se fora bruxuleante luz num mar imenso de forças agressivas.
     - Não diga isso - atalhou o generoso Ministro -, não dê tamanha importância às influências das zonas inferiores. Seria armar o inimigo para que nos torturasse. O campo das idéias é igualmente campo de luta. Toda luz que acendermos, de fato, na Terra, lá ficará para sempre, porque a ventania das paixões humanas jamais apagará uma só das luzes de Deus."

Tenho dado aos valares materiais mais importância do que os de cunho espiritual?

Como está o meu preparo diário para o retorno à Pátria Espiritual?


7. "A PARTIR DESSE MOMENTO COMEÇOU JESUS A PREGAR"

     Todo trabalho de iluminação espiritual tem um ponto de partida. Esse momento indefinido na linha do tempo, mas preciso na vida do Espírito, tem seu incio no justo instante em que resolve seguir o caminho da ascensão espiritual em direção ao destino para o qual foi criado.
     Neste ponto da narrativa evangélica Jesus efetivamente começa sua missão educativa. 
     Difícil seria imaginar que um Espírito puro da categoria de Jesus estivesse um só momento inativo. Tal se verifica no item 113 de O Livro dos Espíritos a respeito dos Espírito puros:
     "Gozam de inalterável felicidade, porque não se acham submetidos às necessidades, nem às vicissitudes da vida material. Essa felicidade, porém, não é a ociosidade monótona, a transcorrer em perpétua contemplação. Eles são os mensageiros e os ministros de Deus, cujas ordens executam para manutenção da harmonia universal. Comandam a todos os Espíritos que lhes são inferiores, auxiliam-nos na obra de seu aperfeiçoamento e lhes designam as suas missões. Assistir os homens nas suas aflições, concitá-los ao bem ou à expiação das faltas que os conservem distanciados da suprema felicidade, constitui para eles ocupação gratíssima. (...).
     De modo semelhante Allan Kardec nos diz no Livro dos Médiuns, no item 30, relativo ao trabalho dos espiritistas.

Minha fé continua sem obras?


8. ARREPENDEI-VOS

     Remorso de acordo com o dicionário Aurélio (1999) significa: "Inquietação da consciência por culpa ou  de crime cometido", 
     Arrependimento de acordo com o mesmo dicionário tem os seguintes significados: 1. ato ou efeito de arrepender-se; 2. Compunção; contrição; 3. (ética) Insatisfação causada por violação de lei ou de conduta moral, e que resulta na aceitação do castigo e na disposição de evitar futuras violações.
     Arrepender-se conforme a mesma fonte significa: 1. Sentir mágoa ou pesar por falta ou erros cometidos. 2. Mudar de atitude, de procedimento, de parecer; voltar atrás em relação a compromisso assumido.
     Verifica-se que os significados do dicionários ratificam o que Allan Kardec afirmou em O Céu e o Inferno, que o remorso precede o arrependimento e encaminha este.
     Esse ensinamento guarda particularidade prática em várias circunstancias da vida. Isso evidencia-se mais claramente nas palavras de André Luiz em Obreiros da Vida Eterna, no capítulo Fogo Purificador (10), quando interroga o assistente Jerônimo como reconhecer os Espíritos que poderiam ser recolhido naquele momento:
     "– Os sofredores, já modificados para o bem, apresentarão círculos luminosos característicos em torno de si mesmos, logo que, estejam onde estiverem, concentrem suas forças mentais no esforço pela própria retificação. Os outros, os impenitentes e mentirosos sistemáticos, ainda que pronunciem comovedoras palavras, permanecerão confinados nas nuvens de treva que lhes cercam a mente endurecida no crime."
     O remorso é esse fogo mental, diluindo a existência em suplício invisível. (FCX/Emmanuel -  Justiça Divina, FEB,  Cap 63)

O remorso e o arrependimento tem me visitado com frequência?


9. "ESTÁ PRÓXIMO O REINO DE DEUS"

     Há alguma diferença significativa entre os termos "Reino dos Céus e "Reino de Deus"?
     Vejamos algumas definições que o Espirito André Luiz nos ofertou no livro Espirito de Verdade, na lição 8, A Rigor:
     Reino de Deus — estado de sublimação da alma, criado por ela própria, através de reencarnações incessantes.
     Céu — esferas espirituais santificadas onde habitam Espíritos Superiores que exteriorizam, do próprio íntimo, a atmosfera de paz e felicidade.
     Desse modo percebemos que o termo Reino de Deus refere-se ao estado íntimo do ser que alcançou o estado de sublimação.
     O termo Reino do Céus por extensão pode ser entendido como a habitação dos Espíritos Superiores, que neste caso pode ser uma das esferas espirituais elevadas da Terra ou mundos exclusivamente habitados por eles. Exteriorizam o Reino de Deus já alcançado por esses espíritos.
     Quando Jesus anuncia que o Reino de Deus está próximo, dá-nos a entender que todos nós pelo nosso esforço e vontade podemos alcançar essa condição, que jamais Deus interdita ao Espírito as possibilidades e recursos para progredir e alcançar a perfeição.
     A ascensão é árdua mas não é inacessível.

Consegui erradicar ou combater algum vício ou defeito moral nas últimas semanas?



Extras

Significado de Normose:

"NORMOSE é um termo que foi forjado por Jean Yves Leloup na França, e por Roberto Crema, no Brasil".
A "NORMOSE" pode ser definida como o conjunto de normas, conceitos, valores, estereótipos, hábitos de pensar ou agir, que são aprovados por consenso ou pela maioria em uma determinada sociedade e que provocam sofrimento, doença e morte.
Assim toda a variedade que compõe o Ethos no qual o indivíduo que está inserido possui normalidades saudáveis, normalidades doentias e normalidades neutras.

Exemplos de normalidade doentia, patológica, que se define exatamente como normose: o suicídio aceito por certas culturas como normal apesar dos danos que traz ao indivíduo.


-o-o-o-

Qual a diferença entre remorso normal e remorso patológico?

     "– É fenômeno comum – elucidou o Assistente. As faculdades mentais de nossa irmã sofredora estagnaram-se no remorso, em razão do delito máximo de sua existência última, e, desde que foi
mais intensamente tocada pelas reflexões da morte, entregou-se, de modo total, a semelhantes reminiscências. Por haver cultivado a fé católica romana, imagina-se ainda diante do sacerdote, acusando-se pela falta que lhe maculou a vida...
     O espetáculo ferira-me, fundo. A rudeza do quadro que a verdade me oferecia obrigava-me a dolorida meditação. Não havia, então, males ocultos na Terra!... Todos os crimes e todas as falhas
da criatura humana se revelariam algum dia, em algum lugar!..." (FCX/Andre Luiz - Ação e Reação, FEB, Cap. 4 - Alguns recém-desencarnados, pg. 44). Destaque nosso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Evangelho Redivivo 2 - Tema 14: O Sermão da Montanha "Felizes os Porque Serão Consolados"

Evangelho Redivivo II - Tema 09: As provações de Jesus no Deserto